Períodos e fases da criação do povo Vietnamita e do vovinam | parte 1
- Renato Queiroz
- 10 de mai. de 2020
- 6 min de leitura
DESDE SUA FUNDAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS O VIETNAM PASSOU POR FAZES E EVOLUÇÕES, UM RESUMO DA HISTÓRIA DO VIETNAM E VOVINAM "VIỆT VÕ ĐẠO."
Edição, adaptação e pesquisa: Renato Queiroz

Um breve resumo para entender os termos e história desse povo, Geograficamente o Vietnam se localiza na região da indo-china (região entre índia e china), recebendo então influencia das duas, a região também é formada por países como Thailandia, Miamar, Laos, malásia, Cambodja e Vietnam) além de ser uma região muito montanhosa de mata densa onde seus terrenos planos ocupam apenas 20% do território. No Neolítico, a união entre muongues, viets e chineses na bacia do Rio Vermelho deu origem ao povo vietnamita. Os primitivos vietnamitas, portanto, eram um dos povos mongólicos que viviam, há mais de 2000 anos, no sul da China e no norte do Vietnã, quando o Sul era dominado pelos povos Cham e Khmer

O vietnam conta também com mitos sobre sua origem que são os registros desse povo e as únicas evidencia cientificas são arqueológicas, já que temos poucos registros escritos. De acordo com as lendas locais o primeiro vietnamita era descendente direto de um dragão chamado Lac Long Chân este teria casado com um espirito feminino chamado de Âu Co', eles tiveram um lua de mel e logo a pós Âu Co' concebeu 100 ovos e o primeiro a ser chocado se tornou primogênito e foi chamado de Hùng Vu'o'ng, sendo então o primeiro rei do povo.
Os vietnamita foram um dos primeiros a dominar a agricultura lá na região do Sôgn Hông (Rio vermelho) isso foi a consequência do desenvolvimento das tecnologias e a união geográfica dos povos em troca de mercadoria e soluções para evitar enchentes melhorou a economia e o poderio militar aumentando a defesa de seu povo, então só ai foi criado o primeiro estado vietnamita em 2879 A.C, então nasceu a dinastia Hông Bàng, o período Hồng Bàng (em vietnamita: thời kỳ Hồng Bàng), também chamado de dinastia Hồng Bàng, foi uma fase da história vietnamita que vai da união política, em 2879 aC, de muitas tribos do norte do Vale do Rio Vermelho até a sua conquista por um An Dương Vương em 258 aC.
Pela sua grade duração o período Hông Bàng, foi divido em 3 partes. Um evento político significativo ocorreu quando Lộc TUC chegou ao poder. Ele consolidou as outras tribos e conseguiu agrupar todos os estados vassalos (ou comunidades autónomas) dentro de seu território em uma nação unificada em cerca de 2879 aC. Lộc TUC proclamou-se Kinh Dương Vương e chamou o seu recém-nascida nação Xich Quy. Lộc TUC inaugurado o mais antigo regime monárquico, bem como a primeira família governante por direito de sucessão na história do Vietnã. Ele é considerado como o antepassado dos reis Hung, como o pai fundador do Vietnã, e como um herói cultural vietnamita que é creditado com a ensinar seu povo a cultivar arroz.
O segundo momento do Hông Bàng durou de 1912 A.C até 1055 A.C, iniciou com a 5º dinastia Hùng Por volta de 1500 aC, os moradores do litoral desenvolveu uma sociedade agrícola sofisticado. Ao longo da 6º dinastia Hùng houve um grande conflito armado com povos desconhecidos que surgirão na região os Xìch ty e dominaram por um momento a região, porém logo foram reconquistadas, a 7º dinastia começa com Lang Liêu filho do ultimo rei da 6º dinastia, herdando o trono.
O terceiro e ultimo momento Hông Bàng foi marcado pelo complexo sistema de canais e diques e pela sua postura expansionista por parte dos soberanos, o grupo rival, os Cham criaram resistência, iniciado um conflito esses grupo étnico do sudeste asiático, atualmente reside no Cambodja e na região central do Vietnam são remanescentes do reino de Champa próximos de outros povos austronésios e falam a língua Cham lingua Malaio-polinésia, mas ao decorrer do conflito os cham perderam a investida, a no meio do 3º seculo o grande monarca Húng perde o trono para um líder militar invasor Thuc Phan (An Dương Vương), o governante do vizinhos de sequeiro Âu Việt tribos, derrubou o último Hùng rei em c. 258 aC. Depois de conquistar Văn Lang, Thuc Phan uniu os Lạc Việt tribos com os Âu Việt para formar um novo reino de Âu Lạc, construindo sua capital e cidadela, Co Loa Citadel em Hanoi de Dong Anh distrito. Depois Thuc Phan derrotou o último rei Hùng e ascendeu ao trono como um Dương Vương, ele renomeou Văn Lang para Au Lac e estabeleceu Co Loa Citadel como a nova capital. Ele viu a importância estratégica e geográfica de co Loa. Em dois dos seus lados, Co Loa foi cercado por montanhas e florestas impenetráveis. Houve também um rio que flui por ninguém sabe por que An Dương Vương favoreceu a espiral forma, shell-like de Co Loa Citadel, mas diz a lenda que sua construção foi extremamente difícil e difícil de completar. Cada vez parecia perto da conclusão, foi desfeita durante a noite por uma horda de espíritos malignos.
(Assista a uma série de 3 videos sobre a historia do vietnam no canal Revisão e apoie)
A ARTE MARCIAL E A CONSTITUIÇÃO DO VÕ
O povo vietnamita ainda é uma povo constituído por tribos algumas muito isoladas e outras mais regionalmente urbanas, uma tribo conhecida no mundo é a dos Mo-Nog a única tribo que doma elefantes para auxiliar na agricultura. Atualmente o Vietnam conta com 54 etnias conhecidas.
É difícil definir com precisão a data da formação das artes marciais vietnamitas. No fundo, nascem com a história do próprio país e do imperador Hung Vuong. Este imperador funda a Dinastia Hồng Bàng. A origem da arte marcial vietnamita situar-se-á por aí, contendo, portanto, mais de quatro mil anos de existência.

Na história do Vietnã, desde os reis Hung, através de mais de 4.000 anos, os ancestrais vietnamitas utilizaram, naturalmente, técnicas de combate fortes para estabilizar e proteger o país. As gravações nos tambores de bronze Ngoc Lu, e nos vasos de bronze de Dao Thinh mostram lutadores com armas de combate, Pinturas encontradas em cavernas no norte do Vietnam descrevem cenas de luta com armas. Para além das cenas de luta com mãos vazias, há registos do uso de machados, pequenos sabres, lanças e paus longos e curtos.

em pé ou sentados em várias posições, similares as do Vovinam. Estas posições de combate eram muito rudimentares, especialmente acentuando as possibilidades naturais como a força inata, velocidade e
combatividade.
Os ancestrais vietnamitas ainda não tinha criado os métodos de treinamento para melhorar a saúde e as técnicas de combate de alto nível. Portanto, neste momento, não podemos considerar que o Võ estivesse completamente formado ainda. Até que no século III aC, na dinastia Vuong Duong, o Võ vietnamita começou a ser estruturado.
Na Dinastia Thuc Phan, o boxe vietnamita e a luta de mãos (sem armas) eram bem conhecidos.
A história dos nove reis disputando o trono com Thuc Phan nos descreve combates de mãos vazias durante dezenas de assaltos que chegavam a durar três dias e três noites: esses fatos provam que o Võ vietnamita estava no caminho do desenvolvimento.
Enquanto em outros países asiáticos, a arte marcial era o monopólio de uma certa casta definida; pelo histórico, as castas marciais converteram-se nas famílias nobres.
No Vietnã, ao contrário, o Võ era praticado entre o povo. Os artistas marciais eram de todas as classes, mas especialmente dos camponeses agrícolas. É por isso que as armas usadas no Vovinam eram usadas para a produção agrícola. Por exemplo, o porta cestas se tornou um bastão muito eficaz e a cernideira foi utilizado como um escudo.
Assim, podemos dizer que o nosso Võ é a arte marcial do povo, praticado por toda a população, às vezes próspera, às vezes esquecida, mas nunca interrompida.
As dinastias seguintes abriram torneios de Võ para recrutar os melhores lutadores e empregá-los no exército. As competições tinham como metas alguns objetivos obrigatórios, segundo as dinastias.
Além do talento de pugilista, os concorrentes deviam se submeter a um exame sobre táticas e estratégias de guerra. Por isso os participantes eram treinados para essas condições específicas. Aos poucos, um método especial foi desenvolvido: o Võ Kinh (doutrina da arte marcial escrita sobre a guerra). Este nome foi dado porque os torneios eram normalmente realizados na capital Kinh Do. A respeito do conceito de artes marciais duras ou flexíveis, no Vietnã, o Võ não se inclinou em direção a flexibilidade nem em direção a dureza. Ao invés disso, se molda a constituição corporal de cada lutador e adpta-se a constituição física característica de cada região do Vietnã. De um ponto de vista fundamental e espiritual, adéqua-se aos costumes e hábitos vietnamitas. Por isso não foi influenciado por qualquer doutrina ou religião (budismo, taoísmo, confucionismo, Caodaismo, etc.).
Etimologia:
Việt Võ Đạo (Caminho da Arte Marcial Vietnamita) Việt = Supremo, povo vietnamita
Võ = Arte marcial
Đạo = Caminho, via.
Tradução do espanhol: Hailton Nascimento
Referências
Levet, Patrick, Guia do Professor Integral Vovinam World Federation, 2014
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BZvescc32w8
Disponível em https://pt.qwe.wiki/wiki/H%C3%B9ng_king
Disponível em https://pt.qwe.wiki/wiki/Vietnam#Prehistory
Comments